O que estamos lendo #2: Danilo Lovisi

Leu: O céu dos suicídas, de Ricardo Lísias (Alfaguara, 2012)

Após a morte de seu amigo André, o personagem Ricardo (sim, isso mesmo) se vê ainda mais neurótico, ansioso e sentindo “saudades de tudo”. Ele é um colecionador sem coleção, que narra de forma direta (e por vezes cômica) os conturbados meses que seguiram o trauma do suicídio de seu melhor amigo, procurando entender – ou esvair-se de uma fantasiosa culpa – não apenas o motivo da morte, mas também o porquê de existêmcia de tanto moralismo quanto ao tema do suicídio.

Por que leu?

Gosto de andar sem motivos em livrarias. Numa dessas vezes, encontrei o livro – que conhecia de nome – e resolvi pegar pra ler um trecho. Em duas semanas fiquei alternando entre duas lojas que tinham o título pra conseguir acabar de ler. Não me arrependi. (E não me cobraram nada, mas eu não ligaria se o fizessem)

                                  Está lendo: Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver (Intrínseca, 2007)

A história vocês já devem conhecer: Kevin, um garoto de 15 anos, mata 11 pessoas em sua escola. Mas não há, aqui, um tratado de moral ou um ensaio psicológico sobre o ato do garoto. Há o “depoimento” de sua mãe, Eva, que num misto de sarcasmo, raiva, culpa e uma espécie de busca por um fio de sentimento, descreve sua experiência como mãe, não apenas de um assassino, mas de um filho. De seu filho.

Por que está lendo?

Sempre que via a capa desse livro na livraria (a original, não essa horrível do filme) me dava vontade de lê-lo. Passou um tempo, lançaram o filme (que foi muito bem falado), e o Otávio Campos comprou o livro e intimou que eu o lesse. Tá difícil, tá doído, mas não dá pra parar.

Vai ler: Poemas, de Wislawa Szymborska (Companhia das Letras, 2011)

Por que vai ler?

Conheci a Wislawa depois de ler, no Jornal Rascunho, uma elogiosa matéria sobre sua poesia e essa edição de poemas traduzidos por Regina Przybycien.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s